sábado, fevereiro 12, 2005

CVS = Concurrent Versions System

Pois é ! Tenho andado a aproveitar estas férias que estão quase terminadas da melhor maneira ! Ando a aplicar-me e decidi finalmente embalar-me e tentar perceber que raio é isso que provavelmente alguns de vocês já terão tropeçado e que dá pelo nome de CVS. Provavelmente alguns de vocês já depararam nisso enquanto estiveram a explorar algum IDE (Ambiente de Desenvolvmento) numa opção chamada "CVS". Pois bem: o CVS serve para que em empresas com equipas de vários programadores possam desenvolver em grupo diferentes porções do projecto comum em que estão envolvidos. Deste modo enquanto um colega edita um ficheiro A, outro programador pode estar a trabalhar no mesmo ficheiro e é usado um repositório onde são guardadas todas as versões passadas e conhecidas de todos os ficheiros que alguma vez fizeram parte desse projecto. É possível também recuperar versões antigas de determinado ficheiro, se for caso disso. A mim isto interessa-me para o projecto porque assim posso estar a trabalhar nisso em qualquer lugar. Através de um repositório guardado no computador do laboratório 2.56 que me foi adjudicado, posso importar os ficheiros e trabalhar em qualquer outro computador da universidade, basta apenas ter um cliente de CVS instalado na máquina para onde desejo ir trabalhar. Por outro lado, é bom, porque dá um aspecto profissional a toda a cena. O CVS é praticamente universal, sendo praticamente o software "standard" usado em todo o mundo por grupos de programação dedicadas a produção de software "a sério". O Sourceforge.net suporta CVS para todos os membros de um projecto, deixo aqui o link para um dos projectos (o TightVNC) de maior saída e que são um bom exemplo daquilo que o Open Source é capaz. Deixo também aqui um link para o repositório do PHP