sábado, fevereiro 12, 2005

JGAP!

Quando andei na net à procura de possíveis problemas que possam ser resolvidos por meio de algoritmos genéticos, deparei-me com este projecto hospedado no Sourceforge que dá pelo nome de JGAP (ou JAVA Genetic Algorithms Package), uma biblioteca em JAVA que dá para ser utilizado livremente em qualquer outro projecto, desde que cumpra os requisitos da licença estipulada no Web Site. Tive a experimentar como funcionava, experimentando com a mais simples das funções de Algortimos Genéticos, o One-Max (que devolve o número de uns existentes num cromossoma) e funcionava. Engraçado é que aquilo, pelo menos porque tive oportunidade de ver a documentação ainda um tanto superficialmente não tem um critério de convergência para paragem do algoritmo quando for atingida a "melhor solução". Mas deve andar para lá. Aqui fica uma lista de trabalhos científicos que citam o JGAP. Deixo também um link para uma página que apresenta a equipa por trás do projecto.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boas. Também ando aos tombos com algoritmos GA. O objectivo é fazer um scheduler. À cerca de 1 semana tb encontrei o JGAP e gostei bastante. É um grande empurrão para quem está a tentar fazer algo como eu e da maneira que está desenvolvido é mesmo muito flexivel.
Em relação ao critério de paragem, pelo que percebi até agora, tem que ser definido/programado pelo utilizador.
Não havendo muita gente com quem possa falar sobre esta tecnologia (mesmo as mailing list do JGAP estão mais paradas do que eu desejava), posso trocar umas ideias contigo?

Talvez pelo MSN? Se estiveres interessado, o meu contacto é vitor8pinto@hotmail.com

Cumprimentos,
Vítor Pinto

17 maio, 2005 15:25  
Blogger pescadordigital said...

Ora viva, realmente só usei o JGAP daquela vez por curiosidade e não lhe voltei a tocar até porque o algoritmo genético que estou a usar - o CGA - não está lá implementado, pelo que me foi dado ver, e não tou a usá-lo no projecto. Fico curioso é em conhecer as diferentes aplicações que se podem fazer dos GA, porque quando tiver os meus webservices terei que desenvolver uma aplicação modelo para testar e ainda não descobri que género de aplicação vou fazer.

17 maio, 2005 22:34  

Enviar um comentário

<< Home