terça-feira, fevereiro 08, 2005

Primeira implementação concluída

Consegui terminar a primeira implementação do CGA em Java. Comecei por fazer tudo numa única classe e no método main, seguindo a passo a descrição existente no artigo original do meu orientador. Já com o algoritmo e tudo a funcionar comecei por experimentar pela função mais básica quando se trata deste campo dos algoritmos genéticos - a one-max, que consiste em simplesmente contar o número de uns presentes no cromossoma. Até aqui tudo bem, mas quando fui usar com a função trap, é que as coisas já não correram tão bem de feição. Provavelmente eu não me recordo é perfeitamente de como se constrói a função trap.
Após ter tudo a funcionar comecei a modulizar e a organizar o código: o algoritmo genético compacto passou a classe abstracta, de modo que para ser implementado é necessário fazer uma subclasse descendente que implemente a função fitness. Deste modo é possível fazer a reeutilização de código de acordo com o tipo de problema. E estou já em querer imaginar um tipo de problema concreto que eu possa utilizar para utilizar o algoritmo. É bom ver o meu trabalho começar já a dar os seus frutos.
A outra parte vai ser como aprender a desenvolver os Web Services. Esta parte vou ter eu que aprender inteiramente sozinho, mas a minha intenção é usar o motor Apache Axis, baseado em JAVA, que para funcionar precisa do suporte do Tomcat, que é um servidor Web baseado em JAVA desenvolvido pela Apache Foundation que serve para albergar JSP (Java Server Pages). Eu neste momento ignoro quase a 95% o que eu vou ter que fazer para por os Web Services a funcionar, quanto mais interligar o algoritmo genético compacto com os Web Services. Até agora só vi a parte emersa do iceberg, agoro vou querer ver os restantes 95% que estão debaixo da superfície!