sábado, abril 23, 2005

Para que servem Web Services (parte 1)

Após a leitura completa do primeiro capítulo do livro que referi no post anterior, deu para ter uma ideia bem... para falar a sério, no meio de tamanho emaranhado teórico, blablah e esquemas deu para perceber algumas coisas importantes, que me afloram neste momento à mente, acima de outras:
  • os web services são úteis para interligar toda uma panóplia de serviços que, de outra maneira não seria possível. Deste modo, é possível usar Web Services para as mais variadas utilizações, que podem perfeitamente interagir através do uso de uma interface que é facilmente descrita usando o WSDL, que é comunicado aos clientes.
  • para os potenciais clientes dos Web Services, existe um serviço tipo "páginas amarelas" ou directório, que permite a interligação entre todo o manancial de Web Services existentes na Internet. Foi desenvolvido um sistema chamado UDDI, especificamente para esse efeito
  • Os Web Services podem ser clientes de outros Web Services, e graças ao Web Services Registries, é possível, vamos imaginar, que quando um Web Service deixe de estar disponível, seja imediatamente substituído por outro ofereça uma função semelhante
  • Oferecendo uma interface comum, que é descrita em XML, uma vez que é um formato de texto facilmente legível por humanos e de fácil edição, é sem dúvida o principal responsável por essa universalidade dos Web Services.
  • Os Web Services podem utilizar não apenas o protocolo HTTP para a sua distribuição, mas também muito bem usar outros protocolos como o FTP e o SMTP.
A ver bem, o JAVA é mesmo a linguagem de eleição para usar Web Services, porque graças à sua quase universalidade a nível de suporte, permite que praticamente todas as plataformas como Sistemas operativos ou arquitecturas possam interagir entre si.