sexta-feira, agosto 12, 2005

Já entrega...

Enfim, depois de ter dado o passo principal e que consistia em pôr o WS a enviar o vector população "novinho em folha" para o cliente o poder processar para o problema em questão (eu experimentei o OneMax e a calcular o máximo do seno para um intervalo. Em ambos os casos, o cliente processava o vector população completamente até atingir a convergência, ao fim dos quais enviava o vector com a solução para o servidor invocando a função SendPopulationVector, devolvendo um inteiro que indica o estado de sucesso da operação (por enquanto limita-se a devolver 1).
Também, e como já tinha referido no post anterior, os problemas que estou a usar são simples e são resolvidos com poucas iterações. Por exemplo, para os testes que estive a usar, usei um vector de população que representa uma população de 40 indivíduos, cada um com um comprimento de 10 genes. Para o problema One-Max leva 100 gerações, enquanto para encontrar o máximo do seno leva 300. Nada que a minha máquina não resolva numa fracção de segundo.
Para problemas mais sérios terei mais tarde que um número máximo de iterações, o problema é que ainda não consegui descobrir como pôr o WS a devolver não apenas o vector população mas também esse valor, representado por m. É algo que terei que descobrir como se faz, tal como também mandar o vector população como deve ser com uma representação em array adequada de acordo com os standards do SOAP, e não a forma feita em cima do joelho, usando uma string. São ideias para desenvolver mais tarde, por enquanto interessa-me começar a desenvolver o trabalho no sentido de ficar o mais parecido com o que se pretende no enunciado do trabalho, mesmo que esteja implementado com coisas feitas em cima do joelho...