quinta-feira, dezembro 01, 2005

Já terminou !

Na realidade ainda não! Mas estive toda a semana de volta do relatório porque era obrigatório de acordo com o regulamento de estágios e projectos proceder à entrega de toda e qualquer documentação necessário para a discussão do projecto até ao dia de ontem. O relatório foi uma chatice, como sempre, mas tinha de ser! Ao todo fiquei quase duas semanas de volta do dito cujo, escrevendo, escrevendo, até me fartar! Mas não podia-me fartar, por que tinha de ser! Após muitas horas de desgaste, litros de café, e noites mal dormidas, lá consegui pôr a versão definitiva nas mãos do meu orientador, sob a forma de três cópias para cada um dos membros do júri que vão assistir à apresentação oral do projecto, a combinar em princípio para um dia entre 12 e 15 de Dezembro, sendo este o último dia possível, porque é a data final para a notar ser lançada nos serviços académicos.
Após cerca de cinco meses de esforço contínuo em volta deste tema, mesmo assim muita coisa ficou por concretizar, como a ideia original de distribuir o algoritmo através da Internet através de um cliente que fosse atractivo tipo um applet de java, que era o mais provável, ou um screensaver como a ideia original do seti@home. Isto devido à altura tardia em que iniciei o projecto, depois ter andado durante um ano inteiro com seis disciplinas mais chatas, que se não as tivesse à perna, teria investido muito mais tempo naquilo que realmente interessava. O relatório foi todo escrito usando LaTeX, uma linguagem de processamento gráfico para a elaboração de documentos para publicações científicas. Foi fixe aprender LaTeX, mas depois de o ter experimentado, confesso que não morri de amores por ele, apesar de ser verdade que cumpre aquilo que promete. Algumas coisas chateam, como por exemplo páginas apenas com uma linha, fazer quadros com pseudo-código é impossível porque não faço ideia como modificar o tipo de letra predifinido para código, entre muitas outras coisas que só muito mais tempo de "mexeriquice" com o LaTex me iria dar.
Fazer um applet ou um screensaver teria sido uma coisa gira, mas assim não sucedeu. Em vez de usar a Internet, lá tive que me desenrascar com as threads de Java para ter um efeito semelhante ao de ter multiplos computadores ligados a colaborar no algoritmo!
Mas o que foi foi, e já não se pode fazer nada para o alterar. Deixo aqui uma versão do relatório para quem estiver interessado em consultá-la.
Agora as boas notícias, abri uma conta no Sourceforge, o conhecido sistema de apoio a projectos OpenSource, e agora sou mais um! Vou colocar lá o código todo, e se tiver tempo no futuro, prometo continuar aquilo que eu não consegui concretizar nos cinco meses findos. O endereço da nova casa do WebServCGA é
webservcga.sf.net
.
Provisoriamete, também, mas não deve ficar lá muito tempo vou disponbilizar na minha área pessoal da universidade a mesma informação.